sexta-feira, 29 de abril de 2011

A Política dos Bastidores - Fotos, fatos e fofocas

A política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo


Fotos, fatos e fofocas

O mundo da política de um modo geral, gira em torno do que as pessoas expressam, necessitam e se propõem a executar. Nos últimos dias, o meio político da cidade de Paulínia vive momentos de turbulência com boatos, fofocas, fatos e fotos, como se já foi dado o ponta pé inicial da disputa eleitoral, até mesmo porque a disputa política é permanente.


Surdina
Como em cada período, as coisas acontecem de forma diferente, desta vez ainda parece meio devagar o processo de troca de partidos, embora já existem pesquisas do tipo para pegar trouxa. É gente querendo montar a malinha e se cacifar no jogo. Pura bobagem. Esse negócio de arrancar nome da manga, ressuscitar quem já foi com pesquisas forjadas não funciona.


Fachada
Tem um desses pré- candidatos, moço simpático até, de fala mansa e discurso articulado que é autêntico e verdadeiro. Ele se assume como se fosse uma espécie de ventríloquo do ex- prefeito Edson Moura ou faz de Moura o seu próprio ventríloquo. Aqui podemos estar falando de Wilson Machado que com toda a sua legitimidade para almejar o poder e expressar idéias, tem publicado cartas á população com criticas ao prefeito José Pavan Júnior, comparando a gestão passada com a atual.
Tem lá suas razões Machado para servir de escora para Edson Moura que usa dele para testar a popularidade. O rapaz é tão seguro a ponto de contar que vai lançar uma revista com 30 mil exemplares dando destaque a ele e Moura , para em seguida passar uma pesquisa de opinião pública.


Fósforo
Precisa muita gasolina para deixar o pano úmido, incendiar a bandeira e colocar a tocha no destaque . Por isso, é preciso juntar palito por palito, encher a caixa para garantir a manutenção da festa. Se não apontarem Machado, as pesquisas podem mostrar o peso simples da foice e do martelo em cima de um palito para explodir o combustível e torrar muita gente que insiste em brincar com fogo.


Vejam bem
Edson Moura testando sua popularidade na performance de Wilson Machado pode render no mínimo uma obra no campo da dramaturgia do gênero farsa, antes que venha uma tragédia,porque que tudo não passa de uma comédia. Edson Moura, também é um cara muito legal porque nos inspira para construir idéias interessantes como essa.


De camarote
Agora vejam bem. Tomara que ao deparar com panfletos da dobrada Moura e Machado ninguém confunda a dupla que ora se forma na política , com o simpático casal Mônica e Dauro, há !, há! Há !... Mônica Moura e Dauro Machado são advogados dos mais conceituados e passam longe do jogo pelo poder.


Polêmicas
Ainda repercute nas rodas da boca miúda o sentido de algumas fotos por nós publicadas como se elas falassem por si só. O clima da compreensão faz lembrar os anos 60 e 70 quando os milicos queriam por toda maneira que Raul Seixas explicasse onde era e quem era o comandante da Sociedade Alternativa, há ! há ! . há !... Quem estava maluco, os coronéis ou o artista? Gente deixe de procurar canarinho em ovo de cobra e faça política. Nós brincamos aqui, mas fundo estamos mesmo é comprometidos com um projeto de cidade.


O projeto
Nessa empreitada, nós nos unimos com todas as forças do campo democrático para apresentar alternativas de políticas públicas para o meio ambiente, saúde e educação e mobilidade urbana.


A magia
Um integrante de governos passados nos contou porque teve um líder político em Paulínia que tinha uma espécie de visgo no corpo que fazia o povo grudar nele quando aparecia em público. Essa pessoa, era quem abastecia dos bolsos da calça desse político com notinhas de R$ 50. E aí , quando um popular chegava nele, ele disfarçado como quem ia passar um bagulho para alguém na pracinha em plena luz do dia-, deixava escorregar uma notinha da onça nas mãos do cidadão, que saia sorrindo e enaltecendo o político.


Amigo da Onça
E esse homem da política aparentemente era o grande amigo do povão que o cercava quando dava as caras em públicos. Todo mundo sabia que ele andava com os bolsos cheios de notas de oncinha. Hoje com os bolsos desabastecidos , ele nem fica muito perto do povo que ficou mal acostumado e o rapaz que por muito tempo foi uma espécie de ordenança dele , conta tudo tintim por tintim , como se estivesse a se redimir de um pecado praticado contra a simplicidade das pessoas.


A realeza
Já que falamos da política local e coisas sérias destacamos que, em seu blog , Princesa de Bobes, Regina Matos demonstra seu apreço para com o casal de amigos, o príncipe William e a plebéia Kate Meddleton ocorrido ontem, chamando a atenção para a pontualidade britânica da cerimônia que definiu até hora do primeiro beijo do casal. Conhecendo a pontualidade de Edson Moura em compromissos sociais, se foi lá com a Regina, certamente não chegaram na hora do SIM dos pombinhos .


O blog
O blog da Regina Matos que se chama Princesa de Bobes ( basta entrar no Google e clicar) contém matérias que se identificam com aqueles que ela sempre cuidou com muito amor enquanto ajudou o marido prefeito. Muito bem humorada, outro dia no Facebook que tem saudade da sua terceira idade. Com essas idéias , ela parece estar na quarta idade como observou uma leitora nossa.


Quem ganhou ?


Com essas e outras , parece que a greve dos servidores municipais deve acabar na segunda –feira , só faltando acertar os dias parados. Nesses embates, sempre alguém tem que ceder de um lado e de outro, para que o povo não sofra prejuízos maiores. O tempo haverá de mostrar quem saiu melhor na queda de braço. A administração tem seus motivos , o Sindicato tem suas razões e o povo, como fica ?

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Política dos Bastidores - Fato Novo

A Política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo


O fato novo

De tudo o que tem acontecido nos últimos dias, o que mais se destaca nos meios políticos da cidade é o ambiente de boas relações entre históricos adversários, como as lideranças do PT com o PMDB e outras forças políticas. Para muitas pessoas, a presença do Senador Eduardo Suplicy, na segunda- feira, dia 18- na sede do partido se tornou mais interessante ainda para a política local porque na mesa também ao lado do presidente José Bezerra estavam os vereadores Francisco Bonavita (PMDB) e Siméia Zanon (PSDC).


Os novos tempos
O vereador Custódio Campos, avalia que o PT de Paulínia vem cumprindo seu papel ao estimular e provocar debates sobre questões importantes da cidade, promovendo a aproximação das forças e lideranças democráticas, sem abrir mão dos preceitos republicanos. O presidente do PSDC, Laércio Giampaoli informou que por sua forma de ver, não podia deixar de ir á recepção do senador Suplicy pelo que ele representa no cenário político do Brasil.


Outros tempos
Aos poucos a herança cultural do medo e do terror vai desaparecendo dos meios políticos da cidade. Até mesmo entre aqueles do grupo que era comandado assim, o modo de ver é outro. Hoje o grupo aliado ao ex- prefeito Edson Moura defende posições de abertura de diálogos, preferência para os mais pobres nas ações de governo e transparência nos atos


Tudo no discurso
No falatório, todos se parecem e cada qual puxa a brasa para a sua sardinha. Outro dia encontramos Wilson Machado, declarado pré- candidato a prefeito com as bênçãos do ex- prefeito Edson Moura. Machado afirma ter no colete soluções para todos os problemas da cidade e ainda compara sua história com a história de outros possíveis concorrentes, como o ex- candidato do PT, Dixon Carvalho e a história do próprio Junior Pavan atual prefeito.


Na reserva
O que mais chama a atenção no discurso do presidente da Associação Comercial e Industrial de Paulínia é ele dizer que está pré- candidato com a condição de Moura não disputar. Caso Mora seja candidato, ele é o melhor nome para vice. Com isso, claro que Roberto Coelho que gostaria de estar nessa chapa, perde a oportunidade de ser o único.


Flash back
No passado mais recente, eram mais de dez pré- candidatos a vice, entre eles, o próprio Coelho, Jurandir Matos e João Natanael. Simone Moura foi tirada do colete de Moura, como o nome que ajudaria na estratégia de impedir o PT de chegar ao Poder local. Pirotecnias á parte, o jogo começa a esquentar com os velhos discursos.


Velhas tretas I
Escudeiro de José Serra e Geraldo Alckmin nas eleições de 2010, hoje o ex- prefeito Edson Moura já aceita estar com o PT em 2012 e Wilson Machado confirma que em nível nacional está tudo acertado. Só em Paulínia que ninguém sabe disso oficialmente. De um lado, o PT local por compreender a importância da aliança nacional PMDB/PT admite a possibilidade da reprodução do pacto republicano na cidade , com reservas ao nome de Moura, considerado pela base militante como o carrasco dos movimentos sociais .


Conjecturas
Já de seu lado, Moura representado por Machado diz que topa estar com o PT, com a condição de não ser colocado o nome de Carvalho na cabeça da chapa. Até setembro desse ano, os partidos se definem e até as convenções as chapas se acertam. Pela intensidade das trovoadas e pela densidade das nuvens água ainda de rolar até as festas juninas de 2012.


Velhas tretas II
A rigor são duas lideranças que na linguagem do povo seriam dois caciques históricos que em algum momento da história já estiveram juntos. Hoje dizem em público que seus cavalos jamais serão amarrados no mesmo toco e nem comem o feno ou bebem a água da mesma gamela. Nos tempos modernos, quem decide são os partidos nos seus encontros e convenções e não dois chefes, de acordo com suas conveniências.


Que venha a reforma
Quem ouviu o senador Eduardo Suplicy na segunda – feira viu que se com a nova conjuntura só partidos, com diretórios e bem articulados sobreviverão com as mudanças da reforma política. Com isso, as lideranças precisam buscar novos modelos de relacionamento.


Relações sociais
A gente mede e percebe o grau de compreensão das pessoas sobre política com a repercussão daquilo que se publica. Vejam bem. Que mal existe no registro fotográfico de um encontro entre dois filhos de ex- prefeitos. O pai de Junior Pavan, o Seu Zé Pavan foi prefeito e apoiou o pai de Dixon Carvalho, Benedito Dias de Carvalhos. Vai saber se na adolescência e juventude tomaram muita tubaína e comeram sanduiches juntos, né? A publicação da foto de ambos rendeu os mais estranhos dos comentários pela cidade.


Momento Democrático e Popular



Talvez, o significado da grandeza riqueza desse registro será reconhecido daqui uns tempos, mas aí está o vereador Custódio, a vereadora Siméia , o presidente do PT, José Bezerra de ombros com o conterrâneo cearense Francisco Bonavita , vereador do PMDB., todos em pose com o senador Eduardo Suplicy e lideranças populares. Cena assim não se via em passado recente, né?


Até onde vai essa greve, hein?
Não pensem vocês que a mesa de negociação da greve dos servidores é um encontro de frades franciscanos ou de Madre Teresa de Calcutá com Francisco de Assis. Só tem macaco velho, do tipo que pula em galho seco para fazer estilete de cutucar onça. De um lado está Jamir Menalli, advogado das antigas com muitos e muitos encontros dessa natureza no curriculum. Do outro, ninguém mais do que Leonardo Ballone, irmão de ex- prefeito de quem foi braço direito. Ballone sabe tudo sobre as necessidades de servidores porque ele também foi um grande parceiro da ASMUP nos tempos do Toninho 18 e deu help para muita gente, conforme lembram os veteranos do serviço público.


Cachimbo da paz



Se está difícil uma composição entre Menalli e Ballone, só uma boa conversa entre o prefeito José Pavan e o presidente do Sindicato, Eudinei Cabral pode apaziguar os ânimos. O prefeito já nos disse que respeita o Sindicato e que foi na sua primeira gestão como chefe da cidade que o Sindicato foi fundado em 1980

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Política dos Bastidores

Política dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo

Queda de braços

Até o presente momento não é possível saber quem levou a melhor nesse embate entre Poder Executivo e Sindicato dos Servidores. Agora, que quem tá tomando lenha desde o início é a população. Se formos pelo raciocínio de que o movimento carrega uma disputa política, sairá melhor quem suas razões souber explicar ao povo.


A dúvida
Ninguém pode afirmar com certeza que em caso de atendidos em seus pleitos, a qualidade do atendimento á população vai melhorar. Um dos motivos da greve é a reivindicação de um convênio de saúde para os servidores municipais e por incrível que pareça, o pessoal da Saúde é um dos mais fervorosos no movimento.


Enquanto isso
O atendimento que se presta ao povo tanto no Hospital, como nas UBS e Emergência deixa a desejar. Então seria mais justo se a Prefeitura contratasse um plano geral para todos os cidadãos e cidadãs. Pense bem. É do povo que sai o custeio e todo o sistema, inclusive o pagamento do servidor que legitimamente reclama, mas atende mal em alguns casos, principalmente na saúde.


Algo a se pensar
Aí, esse mesmo povo que paga tudo, ainda fica sem cobertura da saúde enquanto o servidor um plano particular de saúde custeado por ele próprio. Quer dizer, ele paga e ainda ás vezes é recebido por servidores estressados de cara amarrada quando procura a emergência para socorrer um familiar, tudo por causa da sobrecarga e condições de trabalho desfavoráveis. Talvez esteja aí, o calcanhar de Aquiles. Que tal pensar em melhorar o sistema para todos e todas antes de melhorar o bolso e a assistência médica de apenas alguns?


Polêmica
O servidor quer o auxilio alimentação suba de R$ 100, 00 para R$ 600,00. Vamos combinar que isso é justo, até porque para quem ganha no mínimo algo em torno de 3 mil, não recebe o Renda Família de duzentos contos, porque não enquadra nos critérios. Também nem adianta ir na Célia do Caco, pedir cesta básica que não vai ganhar. Por entendimento do TCE (Tribunal de Contas do Estado), até o Caco está mais rigoroso na questão das cestas.


Justiça seja feita
Não há como negar que é o servidor que faz a máquina funcionar para garantir os serviços que são direitos do povo. Eles são melhores do que ninguém na compreensão do processo receita e despesa da administração, ou seja, sabem como e quanto a prefeitura recebe e sabem quanto gasta. Está tudo no site, no semanário e em outros canais de fácil acesso.


Política de RH
Então é preciso um projeto claro para o Setor de Recursos que eleve a auto - estima do servidor e o leve a entender o seu papel na sociedade, para que não fique para a população, apenas a imagem de que ele, como contribuinte apenas banca o custo de uma corporação de homens e mulheres que ganham bem, com direito a convênio médico auxilio de alimentação e outras regalias, como estabilidade no emprego e aposentadoria integral.


Controle social
Neste sentido, usuários do sistema querem se organizar em conselhos, associações de moradores e outros canais, precisam encontrar a satisfação em manter uma estrutura pública, um sistema e um grupo de pessoas que atende seus anseios.


Para refletir



A relação entre servidor e usuário do sistema deve ser de parceiros, sem deixar seqüelas que no futuro possam causar prejuízos. Se o servidor tem seus pleitos considerados legítimos, o povo tem o direito de ser atendido.


De modos que
O problema de nossa cidade, não se restringe apenas em pagar o servidor naquilo que ele legitimamente pleiteia, mas numa compreensão mais global do processo público da cidade, sem o arroubo, a petulância e as disputas de espaço.

Via SacraVimos
pelos corredores do Paço Municipal, uma andança de grevistas que cantavam a musica “Para não dizer que não falei das Flores,”- isso foi na quarta feira á tarde, o que nos fez lembrar uma procissão da Paixão de Cristo, visto que as músicas de Geraldo Vandré, hoje são cantadas até nas missas e comunidades, enquanto que na ditadura, os milicos torturaram o cantor e mandavam para os porões aqueles que cantarolavam seus refrãos.


A história
O ambiente da greve está ordeiro, o que merece registro de que só faltou alguém pegar um violão e puxar a música Disparada do mesmo Vandré, hoje gravada também por Daniel, Chitãozinho, Jair Rodrigues e outros. Isso quer dizer que se de um lado é verdade que nosso sistema democrático ainda deixa a desejar, não podemos dizer que estamos vivendo sob ditadura. Só falta afinar melhor a banda e irem todos para o grande coral, cantando em uma só voz que não podemos retroceder do que já foi conquistado em termos de relacionamentos.


Momento político, social e democrático



Em ambiente de cordialidade, o prefeito José Pavan Júnior, trocou palavras amigas com o ex- candidato a prefeito Dixon Carvalho (PT), no domingo dia 10 de abril no passeio de cavaleiro. Carvalho estava acompanhado do articulador de seu grupo político, o vice - presidente do PT Laércio Guiacheto, como mostra o registro de Cassiano Dias em quadro que mostra também o vereador Amarildo do Milho.
Para a justiça do registro do momento, lembramos que o pai de Dixon, o médico Benedito Carvalho, foi eleito prefeito em 1985, como o apoio de Seu Zé Pavan, pai do atual prefeito e prefeito na época. Essa é a história de nossas relações políticas.


sexta-feira, 8 de abril de 2011

A política dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo

Governabilidade


Tem uma notícia interessante e intrigante na internet. Grupos econômicos pagam até R$ 200 mil por uma palestra de Luis Inácio Lula da Silva, o que quer dizer que o barbudo ensina que ás vezes a boa conversa resulta em mais efeitos do que fortes medidas políticas, jurídicas e administrativas. Em oito anos como presidente da República, eleito pelo voto do povo , Lula aplicou sua experiência adquirida em muitas e muitas greves, mesas e rodadas de negociações para conduzir entendimentos que fizeram o governo dele e o Brasil deslanchar.


Fenômeno
O tempo exige que as pessoas adotem novos modelos de relacionamento, conforme ensina Luis Inácio. Ele próprio mudou sua forma de tratar muitas questões importantes sem abandonar os objetivos democráticos, conseguiu bons resultados e saiu com quase 80% de aprovação do povo brasileiro


Servidores
Isso está na história. O movimento dessa importante categoria reflete a posição política das partes. Isso porque o serviço público é algo intimamente ligado ao poder que emana do povo e em nome dele deve ser exercido. Sendo assim, o dinheiro público que paga o servidor, sai da mesma fonte que sai o dinheiro que deve ser revertido em políticas públicas para o povo.


Posicionamentos
Se de um lados, a pauta dos servidores no ponto que falava de salários tem legitimidade, do outro o povo que usa os serviços está coberto de razão para exigir atendimento. Mães que trabalham, não tem como pagar uma babá, quem clama por segurança, não imagina a Guarda Municipal parada e quem precisa do Hospital, não quer saber das discussões


Diálogos
Sendo assim, é preciso muita calma nesta hora, os ânimos precisam ser contidos e as emoções administradas para que tudo aconteça dentro de uma ambiente de equilíbrio. Até porque já tem gente antecipado a campanha eleitoral diante da tensa relação entre administração e Sindicato

Oportunistas de plantão já enxergam a possibilidade de fazer do movimento um palanque para possíveis candidaturas, como é o caso de Wilson Machado com uma carta distribuída.


O Taquaral
Fomos abordados por garotas que pela aparência são menores -, distribuindo a carta de Machado e diziam para quem perguntasse, que se trata de uma mensagem de Edson Moura, o ex- prefeito que chamou um dia o servidor de babaca. Estamos apenas dando um toque para as pessoas que existem outros interesses nestes movimento, embora temos certeza de que jamais a diretoria do Sindicato dos Servidores iria atender.


Incentivo
De nossa parte, o movimento é parte do processo democrático vivido nos dias atuais, um rico aprendizado para todos, mas é preciso muita cautela. O Moura realmente deu abono e atendeu a outras reivindicações, mas reprimiu movimentos sociais, ofendeu o brio , a dignidade da categoria e desqualificou o Sindicato num estilo bem fascista, isso também é verdade.


Vejam bem
Agora, o dono do Jornal Tribuna e presidente da Associação Comercial imprimir uma carta com o texto da coluna publicada no jornal dele, aí os interesses são outros que fogem da motivação do movimento.


Então fica assim
Conhecendo o Wilson e sabendo das tretas entre ele, Moura e Pavan, não duvidamos de nada, até porque Machado já se declara candidato a prefeito. Danilo Garcia, presidente do PMDB, partido ao qual Machado está filiado, garante que a carta trata- se de coisa da cabeça de quem assina e sabemos lá de quem mais


Outros tempos
Em que pese os prejuízos e transtornos no atendimento ao público, o que não podia ser diferente, o movimento está pacífico, sem agressividade e de forma ordeira , civilizada com concentração de grevistas no saguão do Paço. Um assessor da prefeitura informou que a ordem foi no sentido de nem deixar faltar água e café no prédio e observou que se fosse no passado, talvez o esquema de segurança teria sido redobrado, como acontecia na Câmara em dias de votações de matérias interessantes, lembram ?


Sábia leitura
Vamos lembrar aqui, um trecho do Evangelho e quem sabe ajudar na compreensão daqueles que não entendem nossas observações. Consta que tinha um homem que lia , lia e relia a Palavra e se perturbava , não compreendia nada,até que por iluminação de Deus, chegou nele, Felipe, um pregador muito esclarecido que perguntou : Filho entendes o que lê ... O homem respondeu que não. Era um homem eunuco que talvez por sua condição vivia em plena perturbação mental , tinha desejos frustrados e não tinha como interpretar um texto Felipe, o acalmou, o esclareceu o eunuco se converteu . Encontrou a paz interior e se tornou um servo do bem. A história do eunuco está na Bíblia, viu galera?


Nossos escritos
Longe de querer comparar nossos apontamentos com os registros do livro sagrado. Agora, uma coisa é certa, estamos para pensar que entre nossos leitores existem homens perturbados que não conseguem interpretar o sentido das idéias. Aqui, não acusamos ninguém expressamos uma opinião e abrimos espaços para todos e todas. Agora, os que preferem nos atacar, o fazem movido de sentimentos que fogem da conduta e padrões normais de comportamento.


Retrospectiva
As notinhas e charges coluna Política de Bastidores publicadas durante um período , foram repetidas num suplemento especial do cromo. A releitura foi o maior rebu por conta do contexto. Para profissionais de texto que somos foi uma rica experiência, o que reforça nossa tese de contar e recontar fatos sob mais de um ponto de vista e em contextos e épocas diferentes. Outras edições virão com certeza


Comparação


Se ao publicar uma carta com suas opiniões e comparando as administrações de Moura e de Pavan, Wilson Machado pensa que agradou os servidores e dirigentes sindicais, ele deu um teco no próprio pé. Teve gente que lembrou que Moura disse e o Sindicato bateu em cima, que “servidor só é bom na hora do concurso público e os Guardas Muncipais lembram quando ele falou eu acabo com essa merda”, se fizerem greve-, se referindo ao movimento deles pelo Estatuto da Guarda. Com sua cartinha, Machado deu importante contribuição para a história das relações entre servidores e chefia do Executivo.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Política de Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo


Mobilidade
Responsáveis pelas políticas públicas que são atento ás mudanças e transformações provocadas pela modernização, se empenham na busca de soluções para problemas que afligem as cidades que cresceram e crescem de forma desordenada. Em Paulínia, o secretário do Planejamento Esdras Pavan, está com a missão de oferecer uma proposta no mínimo razoável para o centro da cidade por onde o transito de veículos está comprometido nos horários de pico e o comércio está travado por falta de vagas em estacionamentos.


A situação
Não é de hoje que se discute a revitalização do centro e o mega projeto Manto de Cristal foi por água a baixo porque a pirâmide em cima da Igreja de São Bento foi impedida. Era a promessa de que tudo seria lindo e muito lindo, mas não se explicou que lindo mesmo seria para os bolsos de alguém. Algo em todo de R$ 90 milhões foram enterrados junto com a fiação e nas luminárias feitas ao longo da avenida José Paulino


Embaraços
O impasse do centro depende de uma audiência pública a ser convocada por edital quando será apresentado o plano de diretrizes básicas para as obras de esgoto, esgoto e estacionamento. A ONG AMAPAULINIA, os comerciantes, representantes da Igreja Católica e da Sociedade Civil devem se empenhar para que tudo aconteça nos prazos estabelecidos e que a cidade não sofra mais por causa da vaidade , do orgulho e personalismo de algumas pessoas que se acham mais realistas do que o Rei, o rei do
Taquaral


Em debate I
A proposta de reforma política que está em curso poderá pegar muita gente de surpresa porque não haverá mais coligação na chapa proporcional. Isso quer dizer que o partido político que pretende ser representado na Câmara deverá que inscrever chapa completa e buscar no mínimo o coeficiente eleitoral. Os eleitos também terão que responder para os partidos, ou seja se o eleito sair do partido perde o cargo


Em debate II
O deputado federal Ricardo Berzoni (PT) defende a fixação de prazo para as comissões provisórias e com isso acabar com os leilões de legendas e fortalecer as bases partidárias a partir da constituição de diretórios municipais autônomos em suas deliberações nas questões locais


A Câmara
Marquinho da Bola (PTB) será lembrado sempre como o presidente da Câmara que fez a transição de uma Casa composta de dez cadeira para uma Casa de 15 vereadores, enquanto que o antecessor, Marquinhos da Fiorella , o Peixe, será lembrado como o presidente que fez a troca de cadeiras no plenário , que não foi bem uma transição, foi uma transação mesmo no melhor sentido da palavra,há !, há ! , há !...


Aumento e cesta básica
Em assembléia realizada nesta semana, o Sindicato dos Servidores Municipais aprovou a proposta de estado de Greve por reposição salarial, auxilio refeição, convênio médico e outros pontos . A pauta foi protocolada no Gabinete e segundo o Sindicato, a assembléia encaminhou e aprovou o estado de greve porque não houve resposta


Sindicato X Política
Não há como separar uma coisa da outra, a menos que sejam rasgados todos os tratados das ciências sociais sobre o tema. O fato de o Sindicato tirar o logo da Central Ùnica dos Trabalhadores de seus impressos ,transmite uma posição política . E olhe que das mais atrasadas. Os que são ligados na política, sabem o que é a CUT, é a central que promoveu Luis Inácio e sabem também o quanto são pelegos os que posam de independentes.


Cultura politica
Então sem a pretensão de usar a coluna para promover formação sindical , esclarecemos que tudo é política e que o que muda é a partidarização. Neste caso, até que se prove o contrário, independente é pelego, coisa mais ridícula e atrasada. Nos tempos difíceis ainda passava a idéia de que o emblema da CUT atrapalhava as negociações, mas hoje essa Central é respeitada graças aos lideres de caráter que por nada abandonaram suas bandeiras, como Vicentinho, Jair Meneguelli, Mercadante, João Paulo Cunha , a própria Dilma ,isso sem falar de Luis Inácio .


Modernos
Numa análise mais superficial, podemos dizer que o Sindicalismo de resultado é coisa de que só pensa em negociar a grana e não sabe ou não quer saber de compreender as coisas no global. Respeitamos todos os trabalhadores de todas as categorias, entre elas os servidores municipais que recebem seus salários da mesma fonte que sai as verbas para atender as necessidades do povo.


Os direitos
Reconhecemos a legitimidade da luta, mas queremos refletir. Nos dias atuais , os representantes dos trabalhadores do setor público precisam ser propositivos. Agora, não venham aqui os paladinos do corporativismos com a velha cantilênia de que a coluna Política de Bastidores está pelega para com a administração. Podemos aprofundar o debate. O espaço aqui está aberto para Cabral, Reginaldo, Jamir e outros , que inclusive são políticos com o discursos de independentes


Nossos leitores
De certa forma somos gratos aos que se dirigem á coluna para buscar informações. Para esclarecer leitores informamos que o processo que assegura o pagamento da complementação está na Câmara, com a previsão de ir para votação em primeira discussão na sessão ordinária de 12 de abril.


Riacho do Paulo
O próprio vereador Francisco Bonavita (PMDB) reconheceu que hoje os tempos são outros e que as conversas de dão em outros termos.Agora, os vereadores da base podem até analisar projetos do Executivo, o que antes muita coisa era goela abaixo. O Ceará não é cabeça dura não. È um cara ligado no movimento sabe muito bem por onde o rio corre, nadava muito quando menino. Bona elogiou uma reunião entre representantes do Sindicato, da Câmara e do Executivo para acertar o projeto da complementação


O líder


Vereadores prometem colaborar com o novo líder de governo na Câmara, Jurandir Matos do PMDB. Ele foi presidente da Câmara por quatro anos, vice- prefeito por duas vezes e e considerado um dos mais experientes da Casa