sexta-feira, 4 de julho de 2014

GOVERNO MOURA JUNIOR VAI FAZER ANIVERSÁRIO

A   Política dos Bastidores
Por  Miguel Samuel de Araujo

Parabéns   EMJ !...
Data importante que não pode passar sem registro, tudo como manda o figurino, com  direito a bolo, refrigerantes, docinhos variados para adoçar as boquinhas, balões coloridos e muitas outras brincadeiras, como cama elástica, escorregador, balão pula -pula, gira- gira e muitos outros ,.. Que cada um pegue o seu e bom divertimento..  É a festa do chefe, há!há! há!..
Foguetório e buzinaço
  Em meio ao clima de Copa do Mundo, Festival de Cinema, eis que o prefeito Edson Moura Júnior  completa seu primeiro aniversário como chefe da cidade. Nesse ambiente festivo, ouve-se o apito do trenzinho que promete alegria para cento e tantas pessoas que entram na fila, muitas conduzidas por aqueles que irão aprovar o projeto que está na Câmara. Enquanto  isso, o pessoal que esperou acampado a vez de ter sua casa , está prestes a viver a realidade num bem projetado residencial  onde terão como vizinhos outros que pagaram o projeto desde a pré- obra.
Incentivo à alegria
Ao se referir à lei de renuncia fiscal e fomento à cultura durante a reunião com representantes do mundo artístico, a secretária Mônica Trigo destacou que o prefeito Moura Júnior  demonstra generosidade para com a cultura ao sancionar a lei   2.837 2006 ,quando o pai dele era prefeito .A Lei também cria  o Fundo Municipal de Cultura .
Mais festas
Também está cheio de felicidades, o pessoal da Enfermagem que conquistou o direito de  trabalhar 30 horas por semana , conforme foi aprovado na Câmara, na sessão ordinária da terça- feira, dia 1º  de julho. Com isso, a Secretaria da Saúde também vai ter cerca de 60 vagas em concurso público, para resolver uma parte da situação administrativa..

Quem paga a festa?
Vereadores da base aliada do prefeito EMJ  se declararam preocupados com a queda da arrecadação que está muito aquém do orçamento estimado. Só que eles são os mesmos que defendem a criação de cinco novas secretarias, que ao todo terão mais de 100 cargos, o projeto de renuncia fiscal para a cultura e a realização do Festival de Cinema. Assim deve haver um planejamento estratégico para equilibrar as finanças, ou mesmo com a queda da arrecadação anunciada, deve ter dinheiro sobrando.
Os bichos de casa
Como disse um coleguinha nosso, até os animais terão espaço no processo do Trem da Alegria , proposto pelo prefeito EMJ. Ele cria entre outras, a Secretaria de Defesa dos Direitos dos Animais,  que vai desmembrar da Secretaria da Saúde, o Departamento da Zoonoses, dando a ele o status de uma pasta  com secretário e diretores. Assim o titular da Saúde, Renato Cardoso, terá como se dedicar só aos humanos, deixando atribuições do Departamento para  outro colega.
Cuidar da cidade
Por sua vez, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Eduardo Ferreira terá mais tempo para pensar na elaboração e execução de projetos. O pacote do Trem da Alegria de EMJ inclui  a secretaria de Serviços Públicos, desmembrando a pasta para dar status ao departamento.
Em discussão
A criação das cinco novas secretarias também serve para fortalecer laços entre o Governo Municipal e os Vereadores. Com certeza para ampliar a estrutura administrativa, EMJ vai ter que recorrer aos  vereadores para aprovar os projetos e para isso, ele irá oferecer cargos importantes para os edis. Os mandatos funcionam com grupos de apoio. Então pelo menos uma boa parte dos mais de 100 cargos  serão ocupados pessoas indicadas por eles.
Disputas sempre
Embora a disputa que vai ferver logo depois da Copa, seja para eleições gerais, os caciques da cidade aquecem suas baterias com  candidatos proporcionais. O grupo do ex- prefeito José Pavan Júnior deve se rearticular em torno do nome dele que deve sair como candidato a deputado estadual pelo PSB e com isso acumular garrafas para 2016. Só que isso vai depender do desempenho do candidato a presidente Eduardo Campos nas urnas da cidade. Por seu lado, os tucanos grudam em Aécio Neves, enquanto que PT e PMDB  fixam no patrimônio politico de Dilma e Michel Temer.
Não faltam opções

E tudo se parece muito com o clima da Copa. A cada quatro anos, deparamos com  um desfile de rostos diferentes na televisão e nas propagandas distribuídas, aquelas montanhas de papéis que poluem as calçadas e entopem as caixas de correio.  Depois eles desaparecem e voltam depois de quatro anos
Prova da capa do jornal OCROMO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.