segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O sonho retomado

A Política dos Bastidores
Por  Miguel Samuel de Araujo

 O sonho retomado
O que diria hoje da politica nacional, o memorável deputado federal João Hermann Neto, por quem desde 12 de abril de 2009- repicam os sinos das catedrais da politica. Hermann costumava dizer que nossa alegria de viver consiste no nosso sonho e sempre que interrompido, somos assaltados pela tristeza. Só conseguimos nos  recompor da dor e do tédio, ao voltarmos a sonhar novamente, mesmo que com perspectivas renovadas. Ao Hermann me refiro ao retornar com  meus apontamentos neste canto de página do Notícia 23-, porque foi ele um dos principais  politicos da  importante  fase da nossa história que entrevistei em 98 para esse jornal que ajudei criar. Sendo assim, não há porque deixar de expressar a minha alegria de voltar para perto desse fillho , neste mesmo espaço e ajudar nas discussões da política de Paulinia, agora com um mais  acúmulo de conhecimento, de forma critica e propositiva.
Esse jornal
A rigor , o Notícia 23 nasceu da necessidade de divulgar as ações de um vereador , um partido político a refletir as necessidades do povo, ajudar o Executivo, colaborar com a Câmara e assim, ocupar um importante espaço na cidade. O prefeito era seu Dude e a vice, a doutora Sonia Prado. Daquele pessoal envolvido com a política da cidade, hoje estão na ativa, o vice- prefeito Francisco Bonavita , que era vereador e seu colega de bancada, Mário Lacerda, hoje presidente do Pauliprev.Dois caras perseverantes que viveram todas as turbulências e hoje estão aí, firmes como rochedo como testemunhas oculares da históra.
Nossa parte
Escrever em dois jornais impressos e ainda cuidar de paginas na internet e um blog, tudo sobre politica , me confere uma grande alegria por contar com o respeito e a consideração das diversas lideranças da cidade, pelas quais tenho  o mais profundo respeito, certo de que o meu trabalho   só não é reconhecido por uma minoria que não está na política pelos interesses coletivos e sim, um pessoalzinho que não aguenta ver o triunfo da cidade e do povo que amadurece suas concepções a cada dia e aprende com as situações criticas e de crises. Infelizmente uma parcela da oposição, essa do " quato pior , melhor "  tem sido um estorvo para a cidade.
Inimigos do povo
O lider do governo na Câmara, vereador Sandro Caprino (PRB)  promete  esclarecer nas próximas sessões as informações desencontradas dos opositores e mostrar  que tudo não passa de um jogo de palavras para conquistar espaço politico e fazer a disputa de poder. Segundo ele, o mesmo grupo que ora critica a administração , não fazia o mesmo na administração passada que essa também cometia absurdos. Caprino destaca que embora tivesse divergêcias com ox- prefeito José Pavan Júnior,ele nunca faltou com respeito á seu lider na Câmara e sempre ajudou no encaminhamento de propostas para a cidade. Hoje, o pessoal ligado politicamente aos vereadores de oposição, falta com o respeito e faz ataques pessoas pela rede social

A função do lider
Caprino  destaca que reconhece os problemas que a cidade enfrenta e que muitos desses ja se arrastam tem anos. A seu ver, as lideranças pliticas devem buscar a unidade nas intenções de resolver as situações criticas. Em sua função, o vereador se declara como cumpridor do dever de esclarecer , responder e explicar as questões relacionadas ao governo, mesmo em ambiente de tensão com opositores previnidos.
A memória curta
A rigor, nem era para tocar aqui no caso da interdição da escola e da creche. Só que lembramos aqui, que o ex- prefeito José Pavan Junior assinou um Termo de Ajustamento de Conduta ( TAC) para promover reformas em creches e escolas em 2012 e não deixou sequer nada começado para o sucessor. O pessoal ligado á administração reconhece a precariedade de alguns prédios e destaca que não são esses opositores de rede social e da Câmara os mais indicados para criticar  o governo do prefeito Edson Moura Junior. O processo foi aberto pela promotoria quando o Pavam era prefeito. Em outras oportunidades já registramos que o pessoal do Pavan é legitimo para propor idéias, só que seria melhor não atacar o atual prefeito Edson Moura junior porque esse bate e rebate vai longe e quem padece com isso é o povo..
Casas vendidas
A prefeitura esclarece que as casas do Módulo 3- do Residencial Pazetti não serão doadas , como alerdeiam opositores. Elas serão vendidas pela própria prefeitura para as famílias cujas rendas variam entre zero e três salários mínimos e residam na cidade por um período determinado.  O valor da prestação será inferior ao valor das prestações da Caixa Econômica Federal.  A decisão da Justiça contempla os compradores de 44 moradias que já haviam dado entrada. Essas unidades já estão separadas para seus donos. As demais serão comercializadas pelo própria prefeitura, de acordo com o projto de lei do prefeito que está na Câmara.
Um homem sob suspeita
Embora  afirme que respeita o Ministério Público e acate  suas decisões nos termos da lei, o Secretário dos Negócios Jurídicos de Paulínia, Artur Freire coloca o promotor André Lucke , como suspeito em procedimentos contra a prefeitura. Conforme ele, o pai do promotor Sergio Lucke , foi funcionário do pai do prefeito, o ex- prefeito Edson Moura e foi demitido, o que gerou uma demanda trabalhista. Para o secretário o promotor não deveria atuar em processos contra a prefeitura..
Atraso na mobilidade Urbana 
O requerimento do vereador Doutor João Mota ao prefeito Edson Moura Junior sobre os impactos gerados pelos condomínios no perímetro urbano, faz lembrar que foi exatamente na gestão de José Pavan Júnior, que essa modalidade de empreendimento se expandiu na cidade. O então secretário de Planejamento, Esdras Pavan, virou um especialista em projetos de prédios, parcelamento e doação de área. De certa forma, o Doutor João Mota, deu margem para uma boa discussão que poderá apontar claramente quem defende o bem de Paulinia e quem quer os bens de Paulinia.Inclusive , o mesmo Esdra Pavan uma espécie de primeiro ministro do ex- prefeito foi o responsável pelo projeto de melhorias no centro da cidade, da construção da ponte sobre o Rio Atibaia e a cidade digital, proposta revucionária de R$ 22 milhões que se reduz a umas maquininhas na sala do Secretário de Segurança, Cicero de Brito. Uma hora , a gente explica como tudo aconteceu.
Na trilha dos fatos
Conforme as coisas vão se desenrolando, a gente vai  buscando outras versões e ajudando na compreensão das pessoas . A história da Apae da qual tanto falam, merece uma boa matéria que poderemos fazer em próximas edições para esclarecer tudo tim tim por tim tim. O secretário Artur Freire, o vereador Sandro Caprino investiram tempo e saliva com Valmir Brustolim e Genesio, dirigentes da Apae para alinhar uma proposta que tudo parecia estar encaminhada. Só que  pouco depois, o pessoal da Apae pulou para trás.Essa é outra história boa de contar e faremos aqui neste canto de página.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.