sexta-feira, 8 de agosto de 2014

SÓ UM ICEBERG: TEM MUITOS CASOS

A Política dos Bastidores
Por  Miguel Samuel de Araujo

Extintor de Incêndios
No modo geral de compreender a situação, além de a Prefeitura ter que esclarecer os motivos para o funcionamento dos predios públicos,sem o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), a própria corporação militar deve explicar porque não fiscaliza as edificações públicas e particulares nas quais funcionam as mais diversas atividades há muitos anos. Ora, salvo outro juizo, fiscalizar as condições de funcionamento e segurança nos prédios públicos ou particulares, é atribuição do Corpo de Bombeiros. Ou não é?
A ponta do iceberg
Só que foi preciso um grupo de pais procurar o Ministério Público para que o promotor André Perches Lucke tomasse as medidas necessárias, para garantir a segurança de crianças nas escolas e creches, o que resultou por enquanto na interdição de dois estabelecimentos.
  Da merenda ao dever de casa
Tudo serve como aprendizado. Não é de hoje que se discute de forma insistente a gestão democrática na Educação. Trata-se  de um processo que envolve educadores, alunos, pais, funcionários administrativos e operacionais. Fez muito bem esse grupo de pais, que sirva de exemplo e que todos passem a olhar a escola do filho e da filha, sob todos os aspectos, desde o ambiente, a segurança, a alimentação e o pessoal que fica com eles por uma grande parte do dia. A responsabilidade é de todo mundo, inclusive da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal de Educação e do Conselho Tutelar. Fora isso, a gritaria não passa de politicagem. É a opinião.
A questão está posta
Numa hora dessas que a gente vê quem está peocupado em dar respostas e soluções para os problemas da cidade, e quem está focado só na disputa pelo poder, jogando para que tudo dê errado, bem na linha do “quanto pior, é melhor”. O promotor disse que numa avaliação mais rigorosa, a maioria dos prédios está comprometida e sem a AVCB. Logo, o problema não começou há um ano  exatamente.
Na linha do tempo
 Gente, a onda do jeitinho, e  levar os problemas com a  com a barriga, é uma cultura. Em muitas outras cidades, existem prédios sem AVCB e o Bombeiros não tem o controle, haja vista a história da Boate Kiss  em Porto Alegre ( RS).  Isso em Paulinia, vem de longe, tem casos que vem desde, ou mesmo antes do tempo do Seu Zé, que passou batido pelo Benedito e veio até os dias de hoje, há! há! há!..Agora, o MP entrou na parada e cada um tem que dar seus pulos. Não  precisa ataques a esse ou aquele. Os tempos são outros e tem que resolver.
 Força tarefa
Se todo mundo se preocupar com o que tem a ser feito e houver colaboração mútua, a situação muda de feição rapidinho. Temos um exemplo que tirar uma AVCB não é bicho de Sete cabeças. O secretário de Esportes, Marcos Antônio Bortoloti, o Marquinhos conseguiu regularizar um dos ginásios de esportes da cidade. Ele  contou só com gente da sua equipe. Foi aos Bombeiros, entendeu as exigências e fez as adequações necessárias.   Pronto

Na recreação

Enquanto Marquinhos faz a correria do Esporte, parte da equipe ainda brinca de queimada,  um queima o outro  literalmente, como se estivessem eternamente na hora do recreio. Vão ver o que é queimar mesmo, na hora que o secretário de Obras, Eduardo Ferreira entrar no circuito. Nem sempre a bola fica com ele. Ela passa pelo Artur Freire, do Jurídico e Marcelo Barraca das Finanças, todos tem prazo e procedimentos a fazer.
Agilidade nas coisas
Conselhos e Fundos  são importantes ferramentas de gestão , que ajudam adiantar processo e contribuem para avançar no processo da democratização, das relações entre governo e sociedade. Na Cultura, no Esporte, na Assistência Social  e na Saúde,os fundos podem socorrer emergências sem muita burocracia. Só que os Conselhos precisam estar regularizados.
Política Nacional
O desafio posto para a secretária da Cultura Mônica Trigo, é agilizar o processo para consolidar a participação da cidade, no Sistema Nacional de Cultura  ( SNC) e para isso , ela precisa agilizar o Conselho que será composto na paridade. Esse Conselho terá como tarefa importante, traçar as politicas gerais de Cultura. Assim sendo, a gente divide o foco da Pasta hoje vista como instituição de fomento ao Pólo Cinematográfico, tão somente. A cultura consiste também em outros segmentos, como: teatro, musica, dança,artes, museus e literatura. Importante ressaltar que o sucesso da idéia depende do interesse e do nível da participação dos interessados. Produtores da cidade e da Região não gostaram da não inclusão de curtas no Festival de Cinema deste ano que teve o carater internacional e Mônica Trigo já adiantou que vai acertar a situaçã no ano que vem.
Eleições  2014 na cidade
As ruas  já estão sendo tomadas por cabos eleitorais das candidaturas a deputado, senador, governador e presidente. Em Paulinia, a disputa poderá servir como base de aferimento do peso político. O ex- prefeito José Pavan Júnior, é candidato a deputado estadual pelo PSB para embalar o candidato a presidente Eduardo Campos na cidade, enquanto seu adversário, o também ex- prefeito Edson Moura (PMDB), aposta em Baleia Rossi para Estadual do seu Partido, e o vice- prefeito Francisco Bonavita coloca seu pelotão nas ruas para levar o nome de Campos Machado (PTB) mais uma vez à Assembléia Legislativa. Amigo pessoal do vice- presidente da República Michel Temer, Edson Moura põe fé na reeleição dele na chapa de Dilma Roussef para  presidência.
Políticas Sociais

Se depender da boa intenção do senador e candidato à reeleição, Eduardo Suplicy (PT) nos próximos anos , o Brasil terá um número bem maior de crianças e jovens nas escolas e um número muito menor de jovens nas cadeias. O senador esteve na região nesta semana e prestigiou o lançamento das candidaturas de Angelo Perugini para deputado estadual e Ana Perugini para deputada federal, cujas campanhas já ganham as ruas de várias cidades , inclusive Paulínia


Câmara net

A iniciativa de transmitir a sessão da Câmara pela internet, que começou na última sessão realizada na terça- feira, dia 5 agradou à todos . Entusiasmado com o êxito, ao encerrar os trabalhos, o presidente Marquinhos Fiorella agradeceu aos internautas que ficaram em casa e destacou que a população sempre colabora se comportando dignamente no plenário com exceção daqueles que gostam da baderna e vão à Casa só para perturbar a ordem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.