terça-feira, 26 de agosto de 2014

REPENSANDO O ESPAÇO URBANO

Importantes cuidados com o  Planejamento estratégico



Para que  um Planejamento Estratégico seja bem sucedido, é preciso que o corpo gestor tenha claro as possibilidades legais das ações e saiba confrontá-las com o discurso movido pela euforia da disputa da qual aquele grupo foi vitorioso. Tão imortante como tudo isso, é organizar as ações no tempo de duração da gestão, projetar a curto , médio e a longo prazo sem perder as perspectivas da democratização das relações com a sociedade. Logo, um eficiente sistema de comunicação deve ser construído ( usando todos os meios disponíveis) para mostrar á sociedade o quadro real  e os aspectos jurídicos nos quais esbarram as intenções, diante do quadro que tem e o cenário projetado
 Sendo assim, a Lei de Responsabilidade Social, a Lei das Licitações, bem como as legislações já existentes, como uso e parcelamento do solo, de zoneamento devem ser observadas e analisadas sobre todos os aspectos . Uma das principais  medidas é  abrir um canal de entendimento com o Poder Legislativo.

Vencidas essas etapas, o setor de planejamento fica mais á vontade para esboçar o plano que o Corpo Gestor( prefeito e equipe) pretende  a partir das  propostas  apresentadas nos palanques. No final de um exercício dos quatro anos que compreende o mandato,um posicionamento de  um Conselheiro de Tribunal de Contas pode obrigar a alteração de cronogramas importantes se os contratos, editais e formas de pagamentos não forem observados. 
Dentro desse olhar, os setores de finanças e jurídicos dos governos precisam destacar sempre um técnico para acompanhar o processo do planejamento , bem como a execução de planos de metas, para que todo o projeto estratégico  tenha previsão de dilatação de prazos em seus cronogramas de execução para que possíveis desacertos observados pelo jurídico possam ser corrigido sem o prejuízo dos prazos estabelecidos( Miguel Samuel de Araujo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.