quinta-feira, 25 de setembro de 2014

COMUNIDADE JUDAICA

O Ano Novo judaico

                Vez por outras passamos na frente de uma loja e encontramos a placa com os dizeres “fechado para balanço”. O balanço é fundamental para a saúde de um negócio: somente com ele é que o proprietário sabe como está indo seu investimento, se está percorrendo o caminho certo e obtendo lucro, onde estão as falhas a serem corrigidas, averigua exatamente o que tem em seu estoque e, acima de tudo, somente fechando-se para balanço pode se programar para o futuro. No judaísmo, existe um período em que também somos compelidos a nos fechar para um balanço espiritual: é o que chamamos de Grandes Festas, a comemoração do Ano Novo judaico.
                Mas como assim um ano novo no “meio” do ano? Os judeus se guiam por dois calendários, o civil – o comum de todo dia -  e o religioso. Enquanto o calendário civil é apenas solar, o judaico é determinado pelo sol e pela lua. Nele, um ano tem duração de 354 dias. É exatamente por isso que o Ano Novo “cai” em datas distintas a cada ano, de acordo com o calendário civil. Neste ano, as comemorações se iniciam nos dias 25 e 26 de setembro.
                Durante os dois primeiros dias é celebrado o Rosh Hashaná (literalmente “cabeça do ano”). É o momento que, segundo a tradição judaica, o mundo completa aniversário. Para os judeus, este é sexto dia do Gênesis, data que marca a criação do homem, ápice da obra Divina e Seu objetivo maior. É um momento de reflexão, introspecção e, acima de tudo, renovação. É o homem em busca do sentido do ser humano. Nestes dias, reunimo-nos nas sinagogas ao redor do mundo para um balanço do ano que passou, sobretudo procurando falhas e analisando o que de realmente valioso carregamos em nossos “estoques” espirituais. Justamente por isso que é costume pedir “desculpas” a quem porventura tenhamos ofendido, pois com isso almejamos que o Todo Poderoso nos inscreva no Livro da Vida para um ano bom e doce. O ponto alto das celebrações é o toque do Shofar – o chifre de carneiro – antigo instrumento musical que, dentre tantas outras utilidades, também era usado para a convocação de guerras. Neste instante, o judeu é convocado a guerrear contra seu ego e contra tudo de ruim que possa ter feito. Mas o judeu não reza apenas por si. Como é o aniversário do mundo, as orações são feitas em prol de toda a humanidade.
                Mas a “guerra” contra o ego não pode se restringir apenas a orações e pedidos de desculpas. Afinal, pedir perdão é muito fácil. Por isso os dias seguintes são marcados pela penitência e arrependimento.  O ano novo não pode ser apenas uma virada de folha no calendário e sim uma completa mudança de postura. Somos “inscritos” no Livro da Vida nos dois primeiros dias, mas Deus espera mais de nós e nos dá até o décimo dia das comemorações para “confirmar” nosso mérito. É neste décimo dia (4 de outubro) que celebramos a data magna de nosso calendário, o Iom Kipur – o Dia do Perdão.
                Durante as 25 horas de comemorações, os judeus têm o costume de se abster de qualquer tipo de prazer mundano. Não comem e nem bebem durante o dia todo e deixam de calçar sapatos de couro, artefato que, no passado, era a distinção entre ricos e pobres (somente os ricos andavam calçados). Neste dia, abrem mão também de qualquer tipo de embelezamento e passam praticamente o dia todo em orações. O jejum completo e as demais restrições têm um caráter essencialmente pedagógico: como poderá o judeu pedir pelos menos favorecidos sem sentir “na pele” o que é ter fome e privações? Além disso, relembra-nos que, como seres humanos e de acordo com as palavras das orações, somos como “um vento que se dissipa” e que nossa existência mundana é muito rápida para deixarmos de fazer algo de bom por outro ser humano. Dinheiro, poder, luxo... tudo passa. A única coisa que realmente levamos deste mundo são os bons atos que praticamos e a melhor herança que podemos deixar são nossos exemplos.
                O novo ano judaico de 5775 (a contagem desde a criação de Adão, segundo a tradição) traz a mensagem de que, apesar das diferenças, temos todos um único Pai que incondicionalmente nos ama e que simplesmente espera que sejamos seres humanos melhores a cada dia. E que, sobretudo, o que nos une é muito mais forte do que o que nos separa.
                Leshaná Tová Tikatêvu veTechatêmu, em hebraico, que todos sejamos inscritos e confirmados para um ano bom e doce. E um agradecimento todo especial em nome da comunidade judaica à Paulínia que tão bem acolhe nos acolhe. Shalom!


                Sami Goldstein ( na foto tocando Shofar)- é Rabino e Diretor do Departamento Executivo da Secretaria de Finanças e Administração de Paulínia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.