segunda-feira, 8 de setembro de 2014

PAVAN, O GRANDE VAI PRA LÀ E VEM PRA CÀ .



Política dos Bastidores

Por  Miguel Samuel de Araujo
Quando era do seu interesse, o ex- prefeito José Pavan Junior(PSB), promoveu uma reunião com um grupo de filiados ao PT no Hotel IBIS, trouxe a deputada estadual Ana do Carmo e prometeu apoiá-la para a reeleição, assim como falou de sua aproximação com o PT e á presidente Dilma Roussef, candidata á reeleição. Passado um tempo, ele se apresentou como candidato a deputado estadual em dobrada com a Luiza Eru
ndina em apoio á Marina Silva (PSB). Análise mais fria, faz concluir que esse " vai prá lá "  e vem prá cá , tem outro objetivo. Pavan é candidato com liminar dada pela Ministra do TSE por que ele é condenado em duas instâncias e está com os direitos politicos suspensos. A candidatura de última hora é um  balão de ensaio. Ele está mesmo é de olho numa possível cassação  do prefeito Moura Jùnior  para ele assumir como segundo mais votado. Em tempo, vale destacar que a Ministra Luciana Lóscio é a mesma que votou  a favor de Pavan no processo que tentou impedir a posse do prefeito Moura Júnior que substituiu o pai, o ex- prefeito Edson Moura nas vésperas da eleição.Observadores mais antigos da politica paulinense, acreditam que o carinhoso apelido de "Paraná dado á José Pavan Júnior se deve ao seu estilo " Vai prá lá e vem pra cá, há! há! há!  
Fervilhando
Até quando encerrávamos a presente edição, a especulação sobre o possível substituto do ex- secretário da Saúde, Renato Cardoso, era o assunto principal, isso em função das demandas  em andamento naquela importante pasta. Está em curso um processo de contratação de profissionais e da conclusão das obras do Hospital.
Avaliação do período
O ex- secretário faz um balanço positivo de sua atuação no período de cerca de um ano á frente da pasta e como colaborador da Administração do prefeito Edson Moura Júnior. A seu ver, ele entrou apagando fogo e caiu exatamente pela intensidade do fogo amigo. Para quem conhece os meandros do poder, essa expressão dispensa qualquer explicação sobre a demissão de Cardoso. Por ser de fora, ele parece não  ter conseguido emplacar seu estilo com a equipe da Secretaria, não conseguiu trazer os seus de outras cidades e nem teve como amarrar os bigodes com outros secretários e equipes do Jurídico e Financeiro.
O quem tem que ser feito
Problemas com a falta de remédio ainda persistem para alguns itens e tem a reforma da UBS do Amélia  e outros  servicinhos pendentes. Falta agora integrar o sistema local na região e fazer funcionar bem o que já existe, ajeitar de forma que preste, uma rede de informática mais atualizada, sair do sistema lerdo de poucos gigas, colocar gente para trabalhar onde precisa. Ainda tem a falta de médicos, como pediatras no Hospital e plantonistas. Fora isso, tem a necessidade de programas especiais que atrasam pela instabilidade da equipe, cuja pasta tem um titular na  interinidade
Dever de casa I
A decisão da Prefeitura de destituir o Conselho Municipal de Educação ( CME) instala mais um impasse nas relações entre governo e sociedade. O parecer que motivou a decisão aponta que o mandato da atual gestou terminou , enquanto que representantes do CME insistem , uma vez levada em conta a data da publicação das nomeações, o mandato do conselho está dentro da regularidade.
Dever de casa  II
Para os conselheiros, a medida da administração, é vista como retalhação por conta de cobranças á secretária da Educação Rita Lanza. Os Conselhos querem que sejam abertas as conversas para a implantação do Plano Municipal de Educação PME, que sejam convocados fóruns de discussão envolvendo a comunidade escolar, que compreende de professores, funcionários elunos e pais O Conselho também protocolou na Câmara, o pedido de uma Comissão Especial de Investigação para apurar possíveis irregularidades nas ações administrativas da pasta. Outra polêmica sobre a Educação reside na interdição de prédios escolares a pedido da Promotoria e a reforma do Lozano, tem tem provocado protestos de pais, alunos e funcionários. A Secretaria se torna um barril de pólvora por conta da
Rita Lanza X Ritalina
Para buscar um consenso  e apaziguar os ânimos, a Secretaria convoca os funcionários da Educação para uma reunião nesta quarta- feira , dia 10, ás 19 horas na Sala de Imprensa  para debater uma extensa pauta referentes aos pleitos da categoria
O resultado político
Tanto no caso da demissão do secretário  da Saúde, como o impasse na Educação, o pessoal de oposição ligado ao ex- prefeito José Pavan Júnior está em festa, chamando para si, o resultado das ações politicas e as reações das pessoas. A rigor, é preciso destacar que quem move o grupo do ex- prefeito é gente que já esteve com os  Moura e perdeu espaço no grupo. De propostas politicas mesmos esse pessoal não tem nada. Tem um casal que até há pouco tempo, via  nos Moura a promessa de melhorias da cidade e de seus interesses e que não via a hora da saída de Pavan.
Oposição digital
Por conta de conversas mal acabadas viraram suas artilharia contra o prefeito e sua equipe. Para todos os atos do governo,eles abrem post nas redes sociais e chamam os internautas a se posicionarem. Diz a boca miúda, que na verdade esses lideres de  grupos facebook que se desgarraram do grupo que administra a cidade  querem   mesmo retomar as conversas que não foram concluídas.
Muito engraçada
O tempo passa e o formato das propagandas não muda, sempre igual. Tem cada nome engraçado e cada proposta absurda que nem vale a pena citar.
Rumores rondam o redutos
O pessoal ligado ao ex-prefeito José Pavan festeja uma possível dispersão do pessoal dos Moura em função da turbulência política. Só  que o pessoal do ex- prefeito também está mais do que disperso e se resume em poucas pessoas que se desdobram em vários fakes na Rede Social para impressionar. O grupinho radicalizado de aposição digital foi subsidiado pela substância que borbulha sobre o leite quando ferve e agora a própria nata passou a postar verborragias, há! há! há!..







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.