quarta-feira, 12 de novembro de 2014

POLÍTICAS PÚBLICAS CONTRA O CRAC, O EXEMPLO DE SÃO PAULO

O papel das politicas sociais no enfrentamento ao Crack  e outras drogas

Por Miguel  Samuel de Araujo
        ( jornalista)
Qualquer conversa sobre o enfrentamento ao craque sem discutir o uso de outras drogas, como a maconha e a cocaína,  fica uma conversa incompleta. A operação desencadeada pelo prefeito de São Paulo, Fernando  Hadad  acertou a ponta final do problema ao acolher pessoas já em situação degradante,  em estado de flagelamento social e completamente dominadas pelo vício. Elas foram envolvidas em atividades laborais  e começaram a receber uma remuneração, com isso evidenciou a tentativa de resgate da cidadania de pessoas já em situação de degradação e já sem o mínimo de  referências da vida convencional na sociedade. A rigor é uma iniciativa experimental que  pode apontar possibilidades para o enfrentamento da situação que tende a se agravar mais nos centros urbanos. O desafio consiste em  mais do que saber porque as pessoas se envolvem com as drogas e sim porque elas se envolvem. Saber como as drogas chegam até as pessoas é um outro assunto que deve ser da responsabilidade de autoridades específicas subordinadas ao Estado para fazer o combate conforme prevê a legislação.
Dever ser parte das politicas públicas, o acolhimento das pessoas já envolvidas e suas famílias que direta e indiretamente sofre com os efeitos das substâncias psicoatiovas

 Para estender a medida e prevenir contra  o avanço da droga na cidade, é preciso mais emprenho do conjunto do governo, com o envolvimento de vários órgãos  em políticas para a juventude num processo que envolva Saúde, Educação, Cultura, Segurança Pública, Esporte , Lazer , Recreação e outros setores, tudo coordenado ou pelo menos centralizado no Gabinete do prefeito. Deve ser uma politica de governo e não atribuição de uma ou outra secretaria  Uma demanda é o combate e a outra, talvez a mais importante é  a prevenção. As pessoas ociosas vão para os descaminhos por falta de um foco, onde gastar energia, onde inclinar suas mentes. Muitos começam fumando maconha nas pracinhas, nas quadras poliesportivas, sempre ou quase sempre em estado de abandono. Logo, a  municipalidade  precisa mais do que urgente contratar agentes  que trabalhem no sentido de ocupar os espaços dos bairros com ações propositivas, envolvendo as famílias para que meninos e meninas em idade e fase escolar entre 5ªs a 8ªs  sejam envolvidos .A Prefeitura precisa avançar nos debates sobre medidas protetivas nos termos do ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, simples assim ..  Quem pega gosto pela dança ou prática esportiva, cuida da alimentação, do repouso e das energias para estar bem o dia seguinte. Conhecemos uma experiência com a prática da capoeira na cidade de Paulínia que apresenta importantes resultados nesse processo, isso porque com muitas atividades   sócio-educativas  é possível trabalhar a relação desejo/recompensa. A carência de expectativa em confronto com  bombardeio de informações veiculadas da mídia consumista, provoca algo  que pode ser comparado coma vontade desenfreada de comer doce, de abrir uma lata de leite condensado e devorar, como se naquele momento estaria sendo recompensado em seus desejos . Aí, surge a droga que leva a pessoa a extravasar  o sentimento represado.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.