quarta-feira, 4 de maio de 2016

Ministro Gilmar Mendes salvaria a pele de Pavan ?

A Política dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo

Se a onça beber água, a gente bebe junto...
Na política, é sempre assim. A população dança conforme tocam os representantes do povo. Nosso foco está na reversão da lógica da velha política que nega a democracia participativa, um preceito Constitucional. Dois assuntos interessantes dominam as rodas de conversa na cidade: a remoção de animais do Parque Ecológico e a contratação da OS ( Organização Social) para administrar o Hospital.
Tipos de onça
Parece que estamos falando das notas de cinqüenta reais, só que pode ter muitas notinhas rolando porque o vereador Tiguila usou da vara curta, o que foi o suficiente para provocar o consultor político João Natanael. Ele desqualificou o vereador que cumpriu o seu dever, fez igual a vereadora Ângela fazia quando na oposição. Podia ser uma  pantera ou onça parda , o consultor focou na pintada, há! há! há..Esse assunto ainda vai render muita história no processo eleitoral e a pergunta que não cala:  O Natanael aguenta essa pintada ? Ela poderá vir a partir da provocação do vereador e o sujeito vai ter que liberar muitas oncinhas. Trata-se de um animal importante que mantido em cativeiro atrai muitas pessoas.
Nossa linguagem
 É preciso muita atenção na leitura dos nossos apontamentos.  Em forma de metáforas e analogias, eles trazem mensagens em cifradas. Muito cuidado com esse artifício de montar uma espécie de QG, numa suíte do Hotel Vitória.
Oncinhas que não compensam
 Isso poderá levar muita gente ao caminho da derrota, ou no mínimo ter muita dor de cabeça. Sorria, você já foi filmado, há! há! há!.. Não passa de ostentação barata de quem não consegue esconder qual cartilha segue e de quem é a bula que lê. Evidência da velha politica.

Os arranjos das forças e grupos
Passada a fase das filiações,  agora é processo da engenharia política  para compor chapas de vereadores e unir os pré- candidatos a vereadores dentro das coligações e as composições. Pré – candidatos a prefeito medem suas potencialidades, abrem as negociações  e buscam seus vices.
O ego das pessoas
Nesse ponto, é como uma contagem de garrafas. No gargalo, é difícil convencer um pré- candidato a prefeito sair de vice,  numa chapa com um outro, depois de tudo o que ele fez no período pré – eleitoral.Nessa hora, esquecem o discurso em defesa da cidade e passam a liberar o ego, esquecem que é melhor ganhar junto do que perder sozinho e de que é preciso uma composição para evitar o mal maior.
A construção da estrada
Nem sempre alguém irá chegar sozinho passando por cima de todos os obstáculos. Agora de uma coisa estejamos certos, com o fim da reeleição para prefeito, o vice – prefeito é sucessor natural, o que significa dizer que ele pavimenta o caminho em quatro anos, tempo suficiente para dominar e conhecer o percurso para contornar todos os obstáculos.
Caçando bruxas
Rumores dentro do Paço Municipal apontam que o clima da disputa contagiou o servidor, e o ambiente reflete nos usuários dos serviços. Entre os que trabalham vem um caldo grosso das chefias e tira até o fôlego do servidor. São insinuações que dividem os trabalhadores entre aliados e inimigos,  e nisso prevalecem os puxa-sacos. Enquanto isso, entre os que usam o serviço predomina  o medo de retaliação contra quem faz critica ao governo
Maquiagem pura
Da parte da máquina, daqui até 31 de dezembro é pura perfumaria, ôba, ôba e outras firulas. O prefeito reforma uma escola, já fazem um estardalhaço, o pessoal da empresa de manutenção das ruas faz arrastões de varrição nas entradas e fazem alardes, enquanto isso os mais politizados que ocupam cargos se tornam mais simpáticos no atendimento, sempre com o sorriso estampado. Bem por isso, já tem gente que torce para que as eleições aconteçam todos os anos
Período de aprendizado
Época boa essa, as pessoas se conhecem mais e até ficam surpreendidas com o assédio e simpatia,  de gente que  nunca sequer  desejou um bom dia, olhou no rosto ou foi tão gentil
Feio de ver
Desta vez, a EPTV ( retransmissora da Rede Globo) estragou a onda da maquiagem da prefeitura, ao expor o Estado do Sambódromo. Foi triste de ver as imagens de abandono e desperdício de dinheiro. Mais desolador mesmo, foi  ouvir a mentira de que em dois meses,  a prefeitura vai apresentar um projeto de reformas e adequação daquele espaço
Coisa de duvidar
Difícil acreditar que o ministro Gilmar Mendes teria dito ao prefeito José Pavan  Junior,  que ele está garantido como candidato. Pode não passar de coisa plantada para manter a esperança de que ele poderá concorrer a prefeitura ou, pelo menos jogar um balde de água fria naqueles que se apresentam como pré- candidatos como, Ângela  Duarte  e Fabio Valadão, isso porque o ambiente no grupo pilotado por Natanael, está muito tenso.
Afinidades e  coincidências
 Por causa de evidências, ficou muito feio expor um futuro presidente de Tribunal, no momento em que a credibilidade das instituições estão chamuscada por conta da crise política nacional. Advogados e outras personalidades estranharam o encontro reservado entre o prefeito e um magistrado da mais alta Corte de Justiça. Muita gente importante gostaria de assistir a aula do ministro Gilmar Mendes, há ! há! há !..
Aula particular
A aula foi paga com o dinheiro do povo.. Sendo assim nossa sugestão de título para a matéria seria: Pavan contrata por R$ 280 mil, o ministro que votou a favor dele para cassar Edson Moura. Pensem bem..





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.