domingo, 14 de agosto de 2016

Campanha vai para as ruas

Política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo
Tudo acertado, agora..
Entramos na fase dos preparativos, com candidatos a prefeito e a vereador nas ruas, todos com a documentação e material  quase pronto. O nosso propósito é que tudo transcorra   com tranquilidade e o povo possa ganhar com o aprendizado e a oportunidade de conhecer proposta e escolher o representante para prefeito e vereador..
O Forum não é palanque
Inevitável a judicialização do processo, Paulínia já se acostumou com a mania de tirar as eleições das ruas e leva-las para o Forum. Não tem como evitar , só precisa bom senso por pate das pessoas. Todo mundo sabe o que pode ou não. Serão quarenta dias  de muita tensão
Nosso dever
De nossa parte,  vamos abrir os espaços e as páginas do Cromo, observando a lei e as orientações  quanto á veiculação da informação, sempre com o devido respeito que todos merecem, sempre respaldados no Poder Judiciário e Ministério públicos, instituições que sem as quais não haverá o ordenamento social neste período de embates das idéias..
Nosso direito
Da mesma forma, vamos garantir a nossa prerrogativa de tecer comentários , criticas e apontar propostas aqui neste espaço e no Editorial
Coligação gigante
Agora com a entrada de Palito como  candidato a vice, o candidato a prefeito Tuta Bosco se consolida como o candidato que lidera o maior contigente de pessoas em torno de uma candidatura  com o maior agrupamento de candidatos e cabos eleitorais. As chances se ampliam e o peso do fardo é bem maior..
A vice que ajuda
Candidatos a vereador da coligação do prefeito José Pavan Junior deram saltos de alegria com a escolha da colega Angela Duarte ( PRTB) para candidata a vice- prefeita. Com isso a chapa de candidato nas proporcionais fica mais leve e o PSDB como partido coligado respira melhor. A legenda tucana tem já dois vereadores eleitos.
Por outro lado
Por outro lado, se a escolha da vice alegra a rapazeada, o cabeça de chapa é uma incógnita. Esse negócio do Prefeito José Pavan Junior tentar um terceiro mandato leva insegurança para o eleitor mais atento , o que exige muita cintura dos candidatos a vereador em suas abordagens. Todo mundo sabe que Pavan pode não manter a candidatura e tentar o truque da substituição, como fez o também ex- prefeito Edson Moura em 2012
Formar chapas
Não foi tarefa fácil garantir chapas de vereadores dentro das coligações que agradassem a todos. O momento fez lembrar o ditado de que não se faz omelete sem quebrar ovos. Dirigentes partidários fizeram uma ginastica mental para acomodar os interesses dos grupos que querem se garantir no coeficiente eleitoral e garantir uma das 15 cadeira. O coficiente se constrói  com a divisão do numero de votos válidos por 15, o numero de cadeiras.
Bateu as contas
O advogado e diretor da Câmara de Cosmópolis, Antônio Trefliglio Neto comemora a aprovação das Contas da Casa pelo Tribunal de Contas do Estado ( TCE) sem nenhuma recomendação ou ressalva. Por mais que pareça uma situação da rotina da Casa, é no processo eleitoral que sentimos o que uma reprovação de contas pelo TCE perturba e prejudica o sonho de ex- presidente de Câmara de prosseguir sua carreira..
Molecada não perdoa
Numa roda de adultos da oposição, um grupo de adolescentes protesta contra o prefeito José Pavan Júnior por ele manter o Parque Ecológico fechado desde quando ele assumiu em 6 de fevereiro do ano passados, embora o estabelecimento já estivesse fechado desde o outro governo. Os meninos se declaram decepcionados por estarem impedidos de caçar Pokemons que vivem em bandos no Parque Armando Muller..Novidade. Pensavamos que no Bosquinho viviam só os animais ..
Pequenos partidos  marcam posição

O PCO ( Partido da Causa Operária) apresenta como candidato a prefeito o advogado e assessor de movimentos sociais , Daniel Messsias de Carvalho e o PSOL ( Partido Socilista pela Solidariedade tem como candidato, o comerciante Roberto Yamada
Isso foi bonito de ver
No sábado , dia 30, na Casa dos Conselhos 302 pessoas votaram para suplentes de Conselheiros do CMDPD ( Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Milhares de pessoas  excluidas
 O segmento PCD ( Pessoa com Deficiência ) tem perto de 15 mil pessoas em Paulínia, segundo o IBGE. São pessoas que precisam das politicas publicas no campo da acessibiliade, emprego e inclusão. Que futuros gestores incluam em suas propostas e se eleitos cumpram as leis que asseguram os dieitos das pessoas, entre as quais centenas de crianças inscritas ou a espera de vagas na  Rede de Ensino








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.