sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Disputa irresponsável banaliza organismos sérios do Estado como MP, PF e os Poderes da República

Política  de Bastidores

Por  Miguel Samuel de Araujo
Sistema banalizado
Até recentemente, o caminho era judicializar o processo político com o apontamento de possíveis falhas, infrações e outros atos administrativos que poderiam resultar em processos capaz de levar o adversário ao prejuizo político.
Degeneração da política afeta o sistema
 Esse comportamento virou mania e orgãos severos como o Ministério Público  e Polícia  Federal, chegou a ser confundido com palanque e só não virou de fato por por conta da prudência, discernimento e devida cautela de seus representantes. 

Jogo de interesses  só de quem joga

Ainda tem os insistentes que se acomodam por trás da bandeira da moralidade, mesmo sem credibilidade . Assim, os  organismos  de um Estado já fragilizado por tudo que acontece há anos,  viram   essa  barbaridade que diariamente vemos já sem surpresa pelo noticiário da Globo. A coisa está bem assim
É só entender o que houve em Paulínia  
Na última terça- feira, dia 29, os 15 vereadores da Câmara de Paulínia  se reuniram em sessão ordinária, para apreciar e deliberar sobre denúncias de possíveis práticas de atos ilícitos  por 13 dos 15 vereadores , o prefeito Dixon Carvalho (PP) e seu vice  Sandro Caprino (PP).

A Lei, oras,  a lei 
Um entendimento mais detalhado do decreto 201 de fevereiro de 67 que aponta atos que podem levar o político  a perder seu mandato não contempla as acusações. Do jeito que foram apresentadas, as denúncias  se sustentam de forma superficial e se configuram em atos administrativos de fácil conserto. 
Eles sabem como as coisas funcionam
Ora, se o crime é uma  nomeação, é só revogá-la sem discursos e demais delongas,  desde que a infração seja caracterizada. Logo , o circo montado se desconstrói por sí só. É no assopro do  clamor e da força do querer popular que a cada dia pega um certo entojo das ações que emperram o andamento administrativo da cidade e põe o povo a sofrer. 
Cabeça branca, protagonista
A dimensão dos fatos e a responsabilidade que representam , ficamos a imaginar como algo ôco, tipo vazia, a  cabeça que arquitetou tudo isso. Até porque fica impossível pensar que um vereador votaria a favor de uma denúncia se ele é acuasado da mesma prática. No caso do suplente, fica ainda impossível imaginar que ele votaria contra , isso porque seria ela, poarte interessada. Deu para entender ? Logo, qualquer espetáculo do Circo Stankoviski , chamaria mais a atenção  e a curiosidade. Outras denúncias virão e o desgaste de quem se debruçar sobre as mesmas aumentará. 
Sendo assim, que  se cuidem
Cabe ao presidente da Câmara, averiguar com sua procuradoria jurídica, a possibilidade de medidas profiláticas contra investidas compulsivas de gente que sequer sabe onde quer chegar , portanto desconhecem como é o modo caminhar. Foi por isso que deu no que deu..
Que  moralidade é essa, paladinos ?
Vemos como  legítimas as posturas dos vereadores Tiguila Paes (PPS) e Kiko Meschiatti (PP)  de se  ausentarem do plenário no processo da votação, até porque Kiko é do mesmo partido do vice- prefeito e a Tiguila, acompanhá-lo é sua única alternativa. Agora, Sandro Caprino e Aristides Ricatto, figuras conhecida da política e seus costumes tradicionais e mais do que isso, aliados do prefeito Dixon até dia desses, se mostram fora de  qualquer conceito e princípio  de razoabilidade na política e expõem as víceras animal cego pelo poder que cada um tem dentro de si.
Lances engraçados
Em que pesem as posições dos vereadores que se ausentaram , a sessão provocou momentos de delírio na platéia. A troca de elogios entre o vereador Loira ( PSDC) e Kiko Meschiatti, foi um dos pontos . De seu lado, Manoel Filhos da Fruta (PCdo)  que disparou contra suplentes e derrotados nas eleições de 2016 o quanto foi difícil  se eleger e deixou transparecer as perturbações que enfrenta para se garantir no mandato. 
Ele deu a visão
Filhos da Fruta chegou estufar a veia  do pescoço e chamou atirou farpas para todo lado chamando os desafetos de lavadeiras. Tudo verdade, inclusive arrancou aplausos dos presentes e da galera, alguém lascou: esse cara  ainda vai trazer futas para a moçada". 
Foi no barulho
Só que para os mais interessados  entendidos do carteado que assistiam, o assessor Gravatinha falhou ao orientar o vereador que representa o PCdoB na Câmara , por conta da soma de votos da chapa e da composição com outros partidos dentro da legenda. 
Em tempos de agregar
Aliás, numa semples comparação, basta colocar num quadro o número de votos do Filhos da Fruta e comparar  esse número com os votos do Marquinhos da Bola e Gustavo Yatecola, hoje suplentes  com mais de um mandato cumprido Matemática explica a representatividade, viu Gravatinha.
O  vice- versa 
Sandro Caprino está precipitado no processo em que ele pode assumir a prefeitura. Ele se equivoca por negar seu próprio discurso em defesa do prefeito Dixon em composição que a ele foi dado a possibilidade de indicar integrantes da Administração. Ele próprio  afirmou por mais de uma vez que a Administração precisa ser reorganizada
Os  servidores  no processo
De forma ineqívoca e ordeira, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal articula o PCCV ( Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos)  sem se posicionar ofiocialmente nessa guerrinha de poder, até mesmo porque as atribuições do servidor estrapolam interesses de grupos que lutam para derrubar o prefeito. A atribuição do trabalhador do serviço público é com a sociedade.  
Todos estão envolvidos
Destaca- se  aqui, que o  Sindicato está atento ás movimentações da cacicagem da política para se posicionar. Inclusive os encaminhamentos do PCCV se afunilam em painéis de debates entre representantes do Sindicato e representantes da Gestão da Cidade por conta de conflitos de interesses em situações que são naturais no processo histórico das relações entre as partes. O servidor deve se envolver com esse assunto para assumir o protagonismo no setor público. È ele que faz a roda girar
Cidadãos do futuro 
Semana passada, o prefeito Dixon Carvalho entregou a nova sede do Cetreim (Centro de Terapia e Reabilitação Integrado do Município), uma obra aparentemente simples de um grande signioficado para as famílias das crianças atendidas. De acordo com a Secretaria da Educação, a rede municipal de ensino atende 32º crianças matriculadas nas escolas.
Plano de acessibilidade
 Vai daí, uma das razões para a defesa um plano municipal de acessibilidade que atenda pessoas com deficiência física, visual e com mobilidade reduzida, uma população estimada em algo em torno de 10 mil pessoas que podem ser cidadãos e cidadãs ativos na sociedade, bem como essas crianças que poderão praticar a cidadania na plenitude  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.