quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Velhinhos colocam Política Social em debate em Paulinia

Velhinhos  colocam Política Social em debate

O que é preciso esclarecer,  é se a política de atendimento a essa população de pessoa idosa passa só pela Secretaria da Saúde.
 A meu ver, o atendimento á pessoa idosa é política de Governo,em ação na transversalidade .Na Conferência da Assistência, foi tirada uma série de deliberações, entre elas o atendimento a esse segmento (idoso ),cujo tema era: Desafios na Implantação das Políticas Públicas de Assistência Social em transversalidade e radicalidade  democrática.
 Logo, o entendimento é que o Estatuto do Idoso deve ser respeitado e fazer valer o que ele prevê. A pessoa que integra esse segmento tem o direito ao atendimento público dispensado ao cidadão e cidadã em condição de vulnerabilidade. Então que se monte um grupo de profissionais de Assistência e outros ligados diretamente ao atendimento ao segmento para discutir caso com o governo  e se preciso for, envolver  o Ministério Público .
 Eu tenho me poupado dessa discussão por cautela .Sou contra  dar palanque por palanque no processo continuado de disputa de poder usando os idosos. Isso é mal.  È o debate que se abre sobre a terceirização dos serviços, que envolve discussões técnicas, execução de políticas públicas, políticas  sociais sem perder o viés da disputa de poder loca. da qual a cidade não escapa.
A história  lembrada
A rigor, o Lar dos Velhinhos já não tem esse nome há muito tempo, é o Centro de Geriatria , como assim define a nova nomenclatura. Desde os tempos do governo de Seu Zé Pavan, com a Dona Enide como Primeira Dama que o Lar dos Velhinhos existe na cidade. Os pais do ex- prefeito José Pavan Junior o mantinha como obra social, ora com recursos direto do Gabinete do prefeito,  cujo chefe era Plínio Borges, ora com ajuda da sociedade, em campanhas com os clubes de serviço e afins.
 O Lar dos Velhinhos tinha até uma padaria e outras atividades geradora de recursos

 Com os tempos, as leis mudaram e as atividades do Lar que estavam  ligada a instituição Joana Elizabete passaram para a prefeitura. Não há como crer que a administração vai desabrigar idosos  e muito muitos excluí-los da Política de Assistência. Seria bom que o debate  se estendesse para a sociedade com dados concretos e que os discurso em defesa dos idosos e outros segmentos seja sustentado com propostas claras para evitar o simples palanque para opositores. Eles, os opositores são legítimos , reconhecemos e nosso posicionamento é no sentido de que o discurso reverbere na realidade e assim evita desgastes para todos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.